Nossa História
Conheça a história da Assembleia de Deus em Juazeiro - BA
A História da Assembleia de Deus nesta região teve seu início por volta do ano de 1926 na cidade de Curaçá – BA, por meio da família do irmão Catarino Varjão, da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro. Apenas 10 anos depois, o Missionário Aldor Peterson, enviado pela Igreja Assembleia de Deus em Salvador-BA, chegou a Juazeiro-BA para iniciar um trabalho evangelístico.
Em 15 de novembro de 1936, Maria Amélia e Rosa Santana decidiram aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador. Logo depois, outros irmãos também abraçaram a fé, como Eloi, Benedito, Antonio Santana, Francisco, Maria Nelson, Maria do C. Sarapião, Damiana, Antonia Oliveira, Pulú e outros.
O primeiro pastor da igreja em Juazeiro foi o irmão Marcelino Carlos Araújo que, em 15 de fevereiro de 1937, realizou o primeiro batismo nas águas para os novos convertidos. Posteriormente, outros pastores assumiram a liderança da Assembleia de Deus em Juazeiro – BA:
Pastor Jorge Monteiro (1939)
Pastor José Moreira (1941)
Pastor Luiz Santana (1942)
Pastor Manuel Francisco (1943 a 1949).
Durante a sua gestão, no dia 27 de fevereiro de 1949, foi inaugurado o primeiro templo, localizado na rua Constantino Luís Viana, nº 374, atual rua Henrique Rocha, com dimensões de 6×14 metros.
Pastor João da Silva Félix (1950 a 1952)
Pastor Aristóteles Bispo (por 6 meses em 1952)
Pastor Severino Soares (1952 a 1956).
Na sua gestão foi fundado o Círculo de Oração de Senhoras e consagrado o primeiro presbítero, Francisco Evangelista.
Pastor João Evangelista (1956 a 1958)
Pastor Marinésio Soares (1958 e 1959)
Pastor Elísio Palma (1960)
Pastor Moacir Souza (1961 a 1963)
Pastor Manuel Fernandes (1964 a 1966)
Pastor Odilon Barbosa (1966 a 1970), responsável pela construção da antiga casa pastoral na Rua Henrique Rocha, adjacente ao templo
Pastor Severino Soares (Sua segunda gestão – 1971)
Pastor Albino Teles em 1972
Pastor Manoel Marques de Souza (1973 a 2011).
Durante a gestão do Pastor Manoel Marques, a igreja, que contava com menos de duzentos membros e apenas três congregações na cidade de Juazeiro (além de outras em Barro Vermelho, Curaçá, Casa Nova, Saco da Arara, Cabeludas, Sento Sé, Lages dos Negros e Gameleira do Dida) experimentou um crescimento surpreendente.
Como consequência, o templo existente não era mais suficiente para acomodar todos os membros, e em 7 de agosto de 1982, foi inaugurado o novo templo na rua Dr. Dewilson, s/n, no bairro Maria Gorete.
A igreja continuou a crescer, e o número de membros aumentava de forma continua, assim, ainda na liderança do pastor Manoel Marques, foi adquirido um terreno para construção de um novo templo Sede, capaz de acomodar 5.000 pessoas sentadas. Atualmente, as obras do novo templo estão em andamento no bairro João XXIII.
Pastor Jair Silas Alves de Souza (2011 a 2015).
No dia 26 de novembro de 2011, o Pastor Jair Silas Alves de Souza assumiu a liderança da igreja após o falecimento do Pastor Manoel Marques, seu pai, sendo empossado pelo Presidente da CEADEB (Convenção Estadual da Assembleia de Deus na Bahia), Pastor Valdomiro.
Pastor Wolmar Alcântara (janeiro a junho de 2016)
Pastor Francisco Pereira (2016 – dias atuais).
No dia 3 de julho de 2016, o Pastor Francisco Pereira assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Juazeiro em um culto solene presidido pelo Pastor Valdomiro Pereira da Silva. Um marco importante de sua gestão foi a aquisição da escritura do templo central, após mais de 15 anos de espera.
Mesmo enfrentando desafios financeiros a igreja não perdeu o compromisso com o crescimento. Muitas congregações foram concluídas e inauguradas, e novos templos foram construídos nos bairros Itaberaba, Piranga II, Argemiro, Canudos, João Paulo II – 2, Codevasf, Jardim Vitória, Jardim das Acácias, Praia do Rodeadouro e sub congregação do Sitio Araujo (já inaugurados), Sítio Roçado, além da aquisição de terrenos para futuras construções nas localidades de Quidé, Rio Jordão e Penha, e a aquisição de uma casa no Parque Residencial que funciona como anexo do templo.
Muitas melhorias na estrutura das congregações já existentes estão sendo realizadas, por meio da aquisição de bancadas acolchoadas. Os templos sede, Sub Sede e congregação de Maringá foram beneficiados com a instalação de sistemas de ar-condicionado. Além disso, A parte inferior do templo Sede foi finalizada, a parte superior está em fase de acabamento e um projeto de expansão está em andamento, visando a construção de um anexo ao templo sede que incluirá cozinha, refeitório, apartamentos, casa e salas adicionais.
No aspecto do crescimento espiritual e ministerial, a igreja registrou a adesão de aproximadamente 1.390 novos membros por meio de batismos nas águas. Reconhecendo a necessidade de líderes para dirigir as congregações e sub congregações, foram consagrados 30 presbíteros e 55 diáconos. Além disso, cerca de 15 presbíteros foram indicados e consagrados como evangelistas pela CEADEB.
Além do crescimento em número de membros, a igreja reconheceu a importância de investir em recursos que contribuíssem para a realização da obra de Deus. Nesse sentido, foram adquiridos 18 veículos, incluindo um caminhão, nove veículos de quatro rodas e oito veículos de duas rodas, que estão a serviço de toda a igreja.
Vale ressaltar que ao longo desse período, os membros da igreja têm se envolvido ativamente em diversos eventos e atividades. Congressos dos departamentos de Senhoras (USADEJ), Senhores (USEADEJ), Jovens (UMADEJ), Adolescentes (UAADEJ) e Infanto-Juvenil (UIJADEJ) têm sido realizados regularmente, trazendo a presença de pregadores e cantores expressivos, o que tem fortalecido a comunhão e proporcionado momentos de inspiração e crescimento espiritual.
Após enfrentar vários desafios, a igreja continua a cumprir sua missão de levar a mensagem do evangelho a todos, buscando sempre a paz, a justiça e a unidade entre seus membros.
Com mais de 86 anos de atuação, a igreja se orgulha de seu passado e, comprometida com o presente e o futuro, se mantém na jornada de fé, em constante busca por aprimoramento e serviço ao Reino de Deus.









